quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

A retropectiva Histórica da Didática

A educação dada aos indígenas era no sentido de catequisare não tinha um caraterformalnem se quer preparava para a vida. O Ratium Studiorium causava um dualismo na sociedade, de um lado formava uma elite colonial e do outropreparava os ind´s para a catequese para que fosse mantido um domínio e ter o ensino controladopela igreja.Nesse período não se´pensava em um ensino mais críticoe o plano de aula era baseado na memorização.
Em relação a reforma Pombalina esta representou do ponto de vista da educaçãoa implantação dos sistemas nacionais da educação e que passa neste momento a ter um carater público.Nesse momento a educação será necessária para atendr a um novo contexto social, devido as mudanças ocorridas na sociedade na qual passava de uma economia agrária-exportadora para uma economia urbano-comercial.
A educação passa a ser leiga e nção religiosae precisava formar para o trabalho e as exigências da sociedade. Apesar dessas mudanças muitos problemas surgiram no processo educativo como a falta de qualificação dos professoresas aulas serão régias e fragmentadas . em relação a reforma de Benjamin Constant consolida a primeira reforma repúblicana e apartir disso, o homem não mais será visto como uma criação divina mas como um ser capaz de raciocinar. O professor é o centro do processo de aprendizagem o aluno era visto como um ser repetitivoe passivo e através da disciplina vai procurar estabelecer o silêncio e a ordem.
Apartir da década de 30 devida as transformações ocorridas na sociedade e referente ao modelo socioeconomicosurge uma outra fase históricano Brasil. No que se refere a educaçãoVargas constitui o Ministério da Educação e Saúde Pública, nesse momento cria-se tambêm o Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova momento em que começava a se pensar em um sistema de ensino para atender as demandas da sociedade.
Em 1945 a Didática ainda tradicionale os discursos relacionados a educação são interrompidos pois, muito antes com o estado novo instaluo eu período ditatorial. Com o Escolanovismo traz uma defesa de sistema democrático na qual pregava uma valorizaçãodo sistema educacional com sentidode resolver problemas referentes a educação e que visava uma transformação na forma de ensinar.
Na década de 60 as "massas" passa a ter uma partuicipação devido ao modelo economico ser baseado no sistema democrático e ´té a década de 80 que vai ser conhecido como o momento da Didática muitos movimentos irão surgir relacionado a educação e a proposta de ensino.

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