quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

As Tendências Pedagógicas

Cipriano Luckesi traz as concepções referente as tendências pedagógicas e suas práticas escolares. Diante disso, é fundamental analisá-las para percebermos como em cada modalidade se dar o ensino. Nesse sentido, perceber o ensino dentro dessas tendências tem grande relevância para compreendermos cada contexto históricoe suas modificações ao longo do tempo.
Em relação as duas correntes pedagógicas, a Liberal e a Progressista essas diferem em seus sentidos. A tendência tradicional ver a didática como uma disciplina na qual exige regras e procedimentos centrando apenas no ensinar e no professor e em seus recursos pedagógicos usa a palavra como transmição oral. Enquanto a progressista ver o professor como aquele que favorece e cria condições para estimular o aluno a ter interesse, possibilitando a este ser o sujeito do processo.
Assim, o professor faz o papel de mediador do aprendizado e apesar de muitos fatores contrários este contribui com a transformação da sociedade. Já as tendências pedagógicas Liberais tradicional, renovada e tecnicista esta não assumem compromisso com as transformações da sociedade e além de se declararem "neutras" esta serve para legitimar a ordem social e econômica do sistema capitalista.
Diante dessa perspectivas relacionadas as tendências pedagógicas, cheguei a conclusão de que como pedagoga e futura educadora, quero ser para os meus alunos uma educadora capaz de observar como o ensino deve possibilitar um bom desenvolvimento em sala de aulas e de maneira que haja um aprendizado. Não quero ser aquele professor tecnicista que se preocupa apenas em passar o conteúdo e de forma imposta pelas instituições.

Sem comentários:

Enviar um comentário