quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

O papel da Didática na Formação do Educador

O autor Cipriano Luckesi retrata a importância da didática para que o educador tenha uma boa formação. Embora Luckesi não seja um experiente desta aréa, este reconhece a relevância da diciplina na vida do discente e que através desta disciplina ele possa desenvolver em sala de aulas habilidades necessárias no desenvolvimento de um bom ensino. Para Luckesi o educador precisa estar envolvido em suas práticas pedagógicas e ser capaz de uma transformação histórica frente a sociedade.
Nesse sentido, ser educador é ser mediador do conhecimentoe ao mesmo tempo em que se passa o conhecimento deve haver uma troca de forma que, um possa aprender com o outro continuamente. Dessa forma, percebe-se que o educar se dar nas relações com o outro criando possibilidades para que o aprendizado aconteça pois, sendo fundamental reconhecer que o ato de educar não deve acontecer apenas em sala de aulas e sim em todos os lugares , espaços não se restringindo apenas ao contexto escolar.
Assim, como Luckesi afirma em suas falas devemos nos enxergar como sujeitos históricos capaz de escrever nossa própia história e favorecer a uma transformação diante da sociedade e não apenas como objetos passivos que não interage mas, que são atingidos com ações diante do meio em que vivi. Para Luckesi ser educador é assumir o seu verdadeiro papel e não só fazer parte da história mas ser fazedor de história. Sendo necessário meditar sobre as práticas educativas e que esta venha ser passada de forma que o indivíduo se torne críticos e voltado para sua realidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário