quinta-feira, 29 de abril de 2010

Cultura e Natureza: "O que o Software tem a ver com com os trangênicos "

Segundo Mariene Vieira Lisboa (pág ,111) "As novas tecnologias não surgem do vácuo".Para tantos as tecnologias e os trangênicos não partiram do nada e são sim resultados de vários experiência elaboradas por nossos antepassados .Os trangênicos por exemplo é encarado por alguns como novidade mas, existiu anteriormente técnicas responsáveis pela modificação de alguns alimentos como o milho, arroz e outros que são as conhecidas técnicas de melhoramentos.


É muito importante as comparações que a autora traz do conhecimento aplicado nas sociedades ditas "primitivas"e nas atuais.Sendo que a primeira desenvolveu seus experimentos enfrentando dificuldades diversas e a sociedade atual apesar de todos os aparatos tecnológicos temos o monopólio desse conhecimento que já vem pronto ou seja (pacote) que nos permite uma facilidade mas que ao mesmo tempo não foi criado por nós.É interessante quando o autor faz essa viagem no tempo buscando essas analogia com os povos que desenvolveu mecanismo de transformações dos alimentos comparando com homens que pensam a sociedade hoje nos remetendo a pensar sobre seus efeitos na sociedade atual.

Este anacronismo vem justamente no sentido de fazer relações semelhantes com as tecnologias contemporâneas para que se perceba que os experimentos e as invenções não partem do nada ou do acaso elas vem de um processo de modificação do que foi feito até seus ajustamentos na contemporâneidade .É justamento nesse sentido que se dar a proposta do texto levando em consideração não só o processo de transformação que ocorreu ou que vem ocorrendo na sociedade mas, também as consequências futuras dessas invensões na vida dos sujeitos.

Em relação aos riscos e precauções o autor traz estes questionamentos que deveriamos fazer em relação aos efeitos e as consequências que nossas invenções podem deixar na sociedade no espaço e no tempo, e se essas tecnologias facilita ou não a vida dos sujeitos.Estas análises devem ser feitas para que se perceba o que estar por traz dessas novas tecnologias mantendo uma ética na sua utilização pois esta estar a todo tempo incorporada a vida dos sujeitos.Sabendo-se que ela não é estática e nem passivas estando expostas a mudanças.

A discussão sobre os  trangênicos ainda que seja polêmica muitas vezes estão restrita a poucos não abrange para toda a sociedade e também há um desconhecimento por parte dela.As escolhas são feitas a parte sem levar em consideração se de fato queremos ou não consumi-los.Em relação a isso o pequeno produtor que tem a sua própria terra e utiliza a sua semente como um meio de conservação acaba se ajustando a utilização das sementes genéticamente modificadas.



Considerações finais:

Será que tudo que levamos para a mesa e consumimos é orgânico ou já passou pelo processo de modificação?





Em relação a lógica capitalista existe uma apropriaçaõ das práticas agrícolas e os saberes tecnológicos estão limitados a saberes científicos.

Os saberes estão privatizados e restrito a um determinado grupo?

1 comentário:

  1. Ola Cris, com certeza está na maioria dos brasileiros. O nosso novo modelo de agricultura é um dos pontos de vista que merece estudo, pois cada vez mais depende de um fator de produção químico e energético na elaboração de mercadoria, no intuito de produzir cada vez mais a quantidade de alimento, vindo prejudicar o meio ambiente e também a saúde humana. Tudo em busca dos seus interesses econômicos.

    ResponderEliminar