sexta-feira, 9 de abril de 2010

Análise da Entrevista do filosofo Michel Serre

O filósofo Michel Serre faz as suas abordagens em relação a globalização trazendo nesse contexto os aspectos do multiculturalismo através do seu ponto de vista positivista. A sua entrevista trouxe uma percepção da modernidade e contemporaneidade e os desafios da educação no mundo atual. Em sua fala Michel Serre retratou a sociedade global as inovações tecnológicas e as suas reais mudanças na sociedade atual , possibilitando um entendimento maior do processo de globalização que relacionado com uma rede de conexões deixa as distâncias cada vez mais curta possibilitando aos países uma integração e facilitando as relações culturais e econômicas cada vez mais rápido.
Dentre todos esses fatores é notório perceber que o discurso de Michel Serre é favorável a todas essas transformações e ao que vem ocorrendo tão rapidamente no contexto atual, sua fala tras aspectos positivos associando que a sociedade deve estar preparada para as novas transformações.
É evidente que todo o processo de transformação que ocorrem na sociedade trazem as suas consequências seja ela do ponto de vista social, cultural ou econômico.Em relação ao aspecto cultural acredito que o processo de globalização acarreta uma imposição e influência diretamente o modo de vida dos sujeitos, do ponto de vista social percebe-se que a sociedade estar se adequando ao "novo" pois, não houve uma preparação para este processo no que diz respeito a educação.
O processo de globalização do ponto de vista econômico tarzem as suas vantagens e desvantagens pois as empresas se utilizam cada vez mais dos recursos tecnológicos estabelecendo contatos de forma rápida e eficiente mas, os países desenvolvidos tem suas vantagens em relação aos mais pobres, Aqui no Brasil prevalece a política Neoliberal que defende a total liberdade de comércio e facilita a entrada das multinacionais que, junto com o processo de globalização faz com que os produtos de um país seja mais valorizado do que outros (coca-colo,Mcdonalds e outros)
A leitura que o filosofo Michel Serre faz do Brasil achei um pouco equivocada pois, este descreve 0 Brasil como um país que já resolveu os seus conflitos internos e afirma que o Brasil em relação aos Estados Unidos conseguiu resolver determinadas diferenças mas , os contrastes existem as coisas acontecem de forma tão "mascarada"nesse país como o racismo, a violência. Em relação a violência Michel Serre diz que em todos os lugares existe , a credito que não ocorre da mesma forma e nem com o mesmo sentido, por exemplo: as guerras é um conflito violento? não como o crime na periferia pois as guerras trazem ideológias e conflito de interesses e uma morte em país subdesenvolvido não reflete da mesma forma que em países desenvolvidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário